SALDO PIS 2019 – Como Consultar, Pagamento → (CONFIRA)

Quando foi criado em 1970, o Saldo PIS 2019 (Programa de Integração Social), juntamente com o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), tinha como principal intenção melhorar a forma como a distribuição de renda era feita, tanto no setor privado, quanto no setor público.

Os anos se passaram, alguns ajustes foram feitos, e hoje, especialmente o PIS 2019 tem lugar garantido no calendário da maior parte dos trabalhadores da iniciativa privada, sendo o programa responsável pelo repasse de benefícios, como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Pois é sobre o abono salarial que nós vamos falar em detalhes neste artigo, com especial destaque para o saldo PIS, que sempre desperta grande interesse em milhões de trabalhadores da iniciativa privada.

Consultar saldo PIS 2019

Todo trabalhador da iniciativa privada que estiver cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos, que tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não no último ano-base, que tenha recebido remuneração bruta mensal média de até 2 salários mínimos e que tenha suas informações no RAIS repassadas para o Ministério do Trabalho pela empresa empregadora, poderá ter direito ao PIS.

Todas as contas do PIS são destinadas a trabalhadores do setor privado, e todas elas são administrada pela Caixa Econômica Federal, que é a responsável também por divulgar as informações e por controlar os acessos relacionados ao valor PIS, entre outras coisas.

Desta forma, se você se encaixa nestes requisitos para receber o benefício, será importante demais que você saiba mais informações sobre como consultar saldo PIS 2019, para, entre outras coisas, se programar melhor para o saque.

Confira:

SALDO PIS 2019


Passo 1: Será possível consultar o PIS indo até uma agência da Caixa, munido do Cartão Cidadão ou da Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), pois neles há o número do PIS inscrito, e também munido de um documento de identidade com foto, se dirigindo ao atendimento para solicitar a consulta.


Passo 2: Outra forma, bem mais prática, será consultar o valor PIS 2019 pela internet, no site www.caixa.gov.br, sendo necessário que se faça um cadastro no site previamente, para gerar, entre outras coisas, uma senha de acesso. E para consultar o saldo PIS, será necessário informar também o número de inscrição do PIS.


Como saber o número do PIS 2019

Por ser de fundamental importância para quem deseja consultar o saldo PIS e ter acesso ao abono salarial, o número de inscrição no programa deverá estar sempre nas mãos do trabalhador da iniciativa privada.

SALDO PIS 2019

Caso você não saiba, o número do PIS 2019 está impresso no Cartão Cidadão, o que já deverá facilitar em muito a sua vida na hora de realizar, entre outras coisas, a consulta do saldo do PIS, não é mesmo?

Mas caso você seja um trabalhador que não possua o Cartão Cidadão, a boa notícia é que o número do PIS está sempre presente na Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), e mesmo quando ela é trocada, o número permanece o mesmo e segue presente nela.

Mas caso o trabalhador não possua em mãos nem o Cartão Cidadão, nem a Carteira de Trabalho, a boa notícia é que será possível consultar o número do PIS, existe um serviço de atendimento disponibilizado pela Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207. Basta ligar, seguir as instruções de atendimento e solicitar o número.

Pela internet, é possível encontrar o número do PIS no já citado site www.caixa.gov.br, clicando na opção “Benefícios e Programas”, e procurando pela opção “PIS”. O número do PIS poderá ser encontrado facilmente nesta opção.

Como funciona o pagamento do PIS 2019

SALDO PIS 2019As regras de funcionamento do pagamento do PIS 2019 mudaram pouco ao longo dos anos, sendo que a versão mais atualizada coloca o seguinte: todo trabalhador da iniciativa privada que atender aos requisitos que já foram citados anteriormente terá direito ao pagamento do PIS.

O pagamento funciona seguindo um calendário rígido, que possui a famosa tabela do PIS 2019, que mostra as datas de início dos pagamentos para os trabalhadores, de acordo com os meses de nascimento deles.

O pagamento do PIS será feito nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou em estabelecimentos representantes oficiais, sendo necessário que o trabalhador leve seu Cartão Cidadão e um documento de identidade.

Para os trabalhadores que não possuírem o Cartão Cidadão, o saque só poderá ser realizado nas agências da Caixa, sendo necessário comparecer com o número do PIS e com o documento de identidade para solicitar o saque.


Valor do PIS 2019

Estipular o valor do abono salarial ao consultar PIS PASEP 2019 pode não ser tão simples assim, mas a verdade é que a maior parte dos trabalhadores consegue atingir o valor máximo e receber o valor de um salário mínimo como benefício.

Entretanto, é necessário falar que há uma base de cálculo que permite, de acordo com a Lei 13.134/15, que o valor do abono salarial siga a lógica proporcional ao tempo de serviço que foi prestado pelo trabalhador no ano-base que servirá para a apuração.

Ou seja, o cálculo do valor do PIS PASEP levará em conta, segundo o que foi estabelecido por esta lei, o número de meses que foram trabalhados no ano-base em questão, multiplicados por 1/12 do valor do salário mínimo que estiver vigorando na data do pagamento.

Ainda seguindo esta lógica, é preciso que o período de serviço que seja igual ou superior a 15 dias dentro de um mês passará a ser contado como sendo um mês integral. Já tendo em mãos estas informações, é possível para você saber os detalhes na hora de sacar o abono salarial, e também já conseguir entender quem tem direito a receber PIS 2019.

Então, se você faz parte dos muitos trabalhadores da iniciativa privada que já aguardam ansiosamente pelo pagamento do abono salarial, você precisa, primeiro, se ter atenção ao calendário de pagamento do PIS e observar o período das datas e os prazos atentamente através site da caixa trabalhador: www caixa gov br.

Eles estão presentes de modo bem claro e sucinto dentro da própria tabela do PIS 2019, assim, faça uma pesquisa no site e verifique as datas, já que além de uma data específica para o início do saque, de acordo com o mês de nascimento, há também uma data prazo para se efetuar o saque. Preste atenção para não perder o limite do prazo.


Mostramos assim um conteúdo exclusivo para que você possa consultar Saldo PIS 2019, mas caso ainda possua alguma dúvida é só deixar um comentário abaixo que iremos responder assim que for possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *