PIS PASEP 2019 – Saldo, Consulta, Tabela, Calendário → (CONFIRA)

PIS PASEP 2019 – Instituídos em 1970 pelo regime militar brasileiro, o Programa de Integração Social, mais conhecido pela sua sigla PIS, e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais lembrado pela sua sigla PASEP, representam juntos duas contribuições sociais das mais importantes para os trabalhadores brasileiros, tanto do setor privado, quanto do setor público.

A junção de ambos no imaginário popular foi tão automática, que a maior parte das pessoas não consegue dissociá-los, se referindo a qualquer um dos dois apenas como simplesmente PIS PASEP, que é como os brasileiros se lembram de benefícios dados aos trabalhadores de ambos os setores, tais como abono salarial, seguro-desemprego, entre outros.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar explicar em detalhes o que vem a ser o PIS 2019, mostrando como se dá seu funcionamento, quais são os procedimentos para realizar consulta e saques, entre outras coisas. Preste muita atenção!

O que é PIS PASEP 2019?

Como já foi dito, PIS PASEP representam dois programas que geram contribuições sociais com natureza tributária, que são voltadas a garantir que benefício importantes sejam dados aos trabalhadores brasileiros, tanto do setor privado, quanto do setor público.

PIS PASEP 2019

Abono salarial, seguro-desemprego, participação nos lucros e outros benefícios são concedidos graças a estes dois programas que foram criados pelo regime militar no ano de 1970, no dia 7 de setembro, graças à Lei Complementar 7/70 de número 7.

  • PIS 2019

O PIS (Programa de Integração Social) foi criado para se destinar a atender aos funcionários de empresas do setor privado que são regidos pelas regras estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo administrado pelo banco federal Caixa Econômica Federal.

  • PASEP 2019

O PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) por sua vez foi criado para se destinar a atender aos chamados servidores públicos, que são os funcionários do setor público, que são regidos pelo que consta no Regime Jurídico Estatutário Federal, e é administrado pelo Banco do Brasil.

Consulta PIS PASEP 2019

A boa notícia para os trabalhadores, tanto do setor privado, quanto do setor público, é que para realizar a consulta PIS 2019 não é preciso sair de casa, já que é perfeitamente possível realizá-la pela internet, por exemplo.

Para os trabalhadores de empresas privadas, a consulta PIS poderá ser feita das seguintes maneiras:

PIS PASEP 2019


Passo 1: Munido do número do PIS, que está na carteira de trabalho ou no Cartão Cidadão, acesse o site www.caixa.gov.br, clicando na opção “Para Trabalhadores”, para depois clicar em PIS. Insira o número do PIS e coloque a senha cadastrada;


Passo 2: Pelo telefone, o trabalhador poderá entrar em contato gratuitamente com a Central de Atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800-726-0207, informando alguns dados, dentre eles, o número do PIS. Esta central funciona de segunda a sexta, das 8h às 21h;


Passo 3: O trabalhador também poderá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com o Cartão Cidadão e com o documento de identidade para realizar a consulta do PIS.


Para os trabalhadores do setor público, a consulta PASEP 2019 é igualmente simples:

PIS PASEP 2019


Passo 1: Com o número do PASEP, que está no holerite, o servidor público poderá consultá-lo diretamente no site www.bb.com.br/pasep, sendo necessário informar data de nascimento e CPF, além do número do PASEP;


Passo 2: Eles também poderão se dirigir à uma agência do Banco do Brasil para buscar informações e realizar a consulta do PASEP, sendo necessário também ter o número em mãos, além de documento de identificação;


O telefone da central do Banco do Brasil, que é o 0800-729-0722 também será uma boa opção para consulta do PASEP, sendo necessário informar alguns dados e o número do PASEP. Este número atende de segunda à sexta das 8 às 21 horas.

PIS PASEP Número

Os números PIS / PASEP são usados pelo trabalhador para consultar se ele tem direito aos benefícios ofertados, como o abono salarial e o saque das cotas dos fundos Pasep e PIS. São os mesmos números do NIS (Número de Identificação Social) e do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Você encontra os números em alguns documentos, como:

  • Carteira de trabalho;
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Cartão Cidadão (só para PIS);
  • Agência da Caixa, com documento oficial com foto (só para o PIS);
  • Agência do Banco do Brasil, com RG e CPF (só para Pasep).

Outra forma de conseguir os números é pelo site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Confira nosso passo a passo e veja como é simples:

  • Acesse o site do CNIS (cnisnet.inss.gov.br);
  • Escolha o item “Cidadão”;
  • No canto superior, à esquerda, clique em “Inscrição”;
  • Escolha a opção “Filiado”;
  • Preencha os campos com suas informações pessoais;
  • Após clicar em continuar, aparecerá uma faixa vermelha com o seu NIT. Esse é o seu número do PIS ou do Pasep.

Calendário PIS PASEP

PIS PASEP 2019O calendário PIS PASEP 2019 é de fundamental importância, tanto para os trabalhadores do setor privado, quanto para os servidores públicos, pois será ele a determinar como será o desenrolar dos saques dos benefícios.

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o abono salarial de acordo com o mês de nascimento, seguindo o ano-base anterior e estabelecendo datas para o início de cada um dos pagamentos, que serão feitos pela Caixa Econômica Federal.

No caso do PASEP, o que importa é o número final da inscrição, que será levado em conta para a liberação do valor e para determinar as datas para início dos pagamentos, que serão feitos pelo Banco do Brasil.

  • Calendário PIS 2019

CALENDÁRIO PIS 2019

  • Calendário PASEP 2019

PIS PASEP 2019

Como realizar o saque PIS PASEP 2019

Para poder realizar o saque do beneficio é um processo bastante simples e você poderá realizar de diversos meios, confira:


01. Para sacar o valor do PIS PASEP, o trabalhador da iniciativa privada deverá se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, munido do Cartão Cidadão e de um documento de identidade. Ele também poderá efetuar o saque do abono salarial em uma casa lotérica.


02. Já o servidor público deverá se dirigir à uma agência do Banco do Brasil munido com o número do PASEP, que consta no holerite e de um documento de identidade.

PIS PASEP BB

A consulta à cota Pasep é simples de ser feita, é só entrar no endereço eletrônico www.bb.com.br/pasep. Lá, será pedido o número da inscrição do Pasep ou do CPF e também a data de nascimento do cotista. A ferramenta informa ao usuário se ele tem ou não cota.

Os correntistas do Banco do Brasil com saldo podem consultar o valor disponível na internet e nos terminais de autoatendimento, por meio da conta corrente acessando as seguintes opções: Extratos; Extratos Diversos; Agenda Financeira.


Agora que você já está ciente de como funciona os procedimentos do PIS PASEP, basta seguir as nossas dicas e aguardar ser divulgado o tabela do PIS 2019.

Se ficou alguma dúvida sobre o PIS PASEP, deixe-a nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *